segunda-feira, junho 19, 2006

Vamos lá acabar com a palhaçada...

1904 ou 1908? Muitas pessoas dizem que o Sport Lisboa e Benfica não foi fundado em 1904 mas sim em 1908, data da união do Sport Lisboa e o Grupo Desportivo de Benfica.
Quando estes dois clube se juntaram, adoptaram a data de fundação do mais antigo. Contudo, para muitos o Sport Lisboa e Benfica só fui fundado em 1908.

Para tentar acabar com estas "más linguas", quero esclarecer alguns pontos:

Primeiro - as "más linguas" dizem que, se o SLB fui fundado em 1904 então o SCP foi fundado em 1902, a data da fundação do Sport Club de Belas. A diferença é que o SLB resultou de uma fusão e o SCP resultou do uma divisão. Dessa divisão resultou o Campo Grande Sporting Clube em 1904. Apenas 4 anos depois foi oficializado o Sporting Clube de Portugal.

Segundo - Quando duas empresas se fundem é adoptado o ano de fundação da mais velha. Vejamos o caso noticiado hoje, a Nokia e a Siemens fundiram-se e apareceu a empresa com o nome Nokia Siemens Network. Prestem bem atenção e depois veja qual é o ano de fundação da empresa Nokia Siemens Network. No entanto, se não quiserem esperar, sempre podem ver o caso da Glaxo Smith Kline. O ano de fundação desta empresa é apontado como 1715, ano em que abriu a farmácia Plough Court. Desde esses mesmo ano, foram fundadas várias empresas que se vieram a fundir com outras. Aqui ficam algumas das muitas fusões desde 1715:

  • Smith junta-se com Kline e com Shoemaker criando a John K Smith and Co que foi renomeada para Smith, Kline and Company
  • SmithKline funde-se com a Beecham formando a SmithKline Beecham
  • Glaxo funde-se com a Welcome formando a GlaxoWelcome
  • Finalmente a GlaxoWelcome funde-se com a SmithKline Beecham formando a GSK(GlaxoSmithKline)

Isto tudo sem perder o ano de fundação do mais velho: 1715.
Saibam mais na secção da história do site da GSK

Porque é que as empresas adoptam a data do mais velho e o SLB não o deveria ter feito?

Deixem-se disso... O Sport Lisboa e Benfica foi fundado em 1904. (Ponto final paragrafo)

3 comentários:

  1. Não batas mais no ceguinho.

    Como se custuma dizer pau que nasce torto tarde ou nunca se indireita.

    Está mais do que provado que o ano da fundação do nosso clube do coração foi em 1904 (até eu sei isso, e não sabia nada do BENFICA há poucos anos atrás) (abro outros parentesis para dizer que o mantorras não sabia mas isso era falta de informação).

    há milhares de exemplos nada melhor do que aqueles que são dados pelo comunicado do SLB sobre as verdades deturpadas, onde aparecem vários clubes como por exemplo o Real de Madrid, Manchester united e AC Milan entre outros que tinham um nome totalmente diferente e não é por isso que mudaram a data oficial de fundação dos clubes.

    Explicar isso é mesma coisa que tentar ensinar-lhes quanto é 1+1 (o que é óbvio para uns para outros não conseguem lá chegar nem que a vaca torça).

    mr. t sistar

    ResponderEliminar
  2. e o que é que isso interessa ??

    prontes , se ficam felizes . lol

    ResponderEliminar