segunda-feira, junho 19, 2006

"Estou-me a cagar para o segredo de Justiça"



É ele e eu...por isso vou denunciar algo que me vem irritando ao longo dos anos: A falta de rigor jornalistico! Reparem como a mesma notícia pode ter interpretações diferentes, levando a que as pessoas fiquem com uma ideia errada da realidade:


"O Grupo Popular Europeu propõe que seja criado um imposto sobre as mensagens escritas de telemóvel para financiar o Parlamento de Estrasburgo. Se a medida estivesse em vigor, Portugal já teria contribuído com mais de 156 milhões de euros, apenas com as mensagens enviadas no primeiro trimestre deste ano."

fonte: http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060607Impostos+sobre+SMS
Afinal não é bem assim:
"O eurodeputado francês, Alain Lamassoure, defende a criação de uma taxa fixa sobre a troca de sms e e-mails transeuropeus. Segundo a edição desta sexta-feira do Semanário Económico, o imposto reverteria para o orçamento comunitário."

fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=227439
E há mais:
"Ainda se chegou a falar de impostos no e-mail, mas afinal apenas a aplicação de taxas ao SMS está actualmente em estudo no Parlamento Europeu. O responsável pela proposta, o eurodeputado francês Alain Lamassoure afirmou ontem que a proposta de aplicação de impostos ao e-mail se deveu a um erro, apurou a Agência EFE."

fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/213357.html

O que tem mais piada é que 99% das empresas encarregues de nos informar, acharam que era boa ideia copiar uns dos outros...ou seja, a notícia (errada) espalhou-se que nem o vírus da gripe!

Infelizmente, este é apenas um de muitos exemplos que poderia ter colocado aqui. Será que custa assim tanto dar a notícia tal como ela é !?

3 comentários:

  1. Pfff... isto dava pano para mangas! Mas é tudo uma questão de rigor (que é possível) e objectividade (que é mais complicado)!

    ResponderEliminar
  2. os bons os maus e os pessimos profissionais estão por todos os lados e em todas as areas...o jornalismo/jornalistas é apenas mais uma das profissões vulneraveis ao erro e ao mau profissionalismo.
    infelizmente para algns jornalistas o lado comercial é uma prioridade em deterimento dos factos e/ou da verdade. poucas vezes por opção própria...será que me faço entender?.

    beijocas blogueiros

    P.S onde é q anda o giraço?

    ResponderEliminar
  3. mas não se dão notícias para informar...

    as notícias dão-se para vender os

    jornais ou lá o que fôr.

    ou ainda não tinham reparado nisso.

    já repararam que a gripe das aves desapareceu ??

    é que o mundial de futebol vende mais ... lol

    ResponderEliminar