quarta-feira, junho 21, 2006

Onde param essas gaitas?

Onde andam os amoladores?

Lembro-me de ser míudo e ouvir todos os sábados e domingos de manhã, os sons das gaitas virtuosas destes trabalhadores por conta própria (ou como se diz hoje em dia: Empresários). Faz já uns meses que não oiço aquele som sereno e muito particular na minha rua, e acredito que sejam raros aqueles que ainda se dedicam a esta profissão.
Lembro-me de os ver nas suas bicicletas com as ferramentas necessárias para a labuta. Afiavam facas, tesouras e arranjavam guarda-chuvas. Não era (é?) uma profissão muito rentável e prestigiosa, mas eles não se importavam...houvesse clientes ou não, todos os fins-de-semana voltavam para tentar a sua sorte.
Tem piada que nunca dei valor aos amoladores até este momento. Não tanto pelos serviços que prestavam, mas sim pelo som que me habituei a ouvir regularmente. Quando os ouvia a chegar, ia para a janela e ficava a escutar...

“Nunca calhou eu ter outro trabalho, sei lá, todos nós temos um destino e o meu foi este. Ando à minha vontade e ninguém manda em mim”

Não haverá maneira de pôr os homens a circular pela cidade só pelos velhos tempos?

Citação retirada de: http://www.esep.pt/jornal/modules.php?name=News&file=article&sid=374

4 comentários:

  1. Eh pá! Que bem lembrado!!!

    Bom, se quiseres ouvir um amolador, podes vir aqui ao Dafundo. De vez em quando (muitas vezes, até!) aparece aí um a anunciar chuva. Pelo menos coincide sempre: o amolador toca, a chuva aparece a seguir. E a minha avó sempre disse que eles traziam a chuva com eles, por isso deve ser verdade, porque ela nunca me mentiria! :)

    Lembro-me da sensação que era ir ter com o amolador para lhe dar o chapéu de chuva estragado. No dia seguinte, por artes mágicas, já estava como novo!

    Hoje em dia já ninguém quer arranjar chapéus de chuva ou facas de cabo, que são vendidos ao preço da chuva! :)

    ResponderEliminar
  2. mr. t já não vais à praia à quanto tempo o "olhóooo Gelado..." ainda anda pelas areias das nossas praias.

    As pessoas não deixam de fazer aquilo que até dá uns trocos, vender gelado na praia ainda dá lucro. É claro a vender mais caro do que eles realmente são.

    ResponderEliminar
  3. Em algumas praias ainda se vende a bolinha de berlim e o pastel de nata- "Boliiii berliiiim! Olhó pastel de naaaaata!"

    ResponderEliminar
  4. É preciso tê-los no sítio para comer uma bola de Berlim na praia... lol

    Eu quero ser amolador quando for grande!!

    ResponderEliminar