segunda-feira, janeiro 29, 2007

Eu digo Sim


No dia 11 de Fevereiro eu vou votar sim à pergunta «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?», não porque sou a favor do aborto mas sim, pela liberdade de escolha do cidadão português.

Ok!! Começamos pela educação sexual... falha redeondamente, com irá falhar, passamos para metodos mais agresivos para controlar estas situações, até chegarmos a situações extremas do genero das descritas nos filmes Code 46, Gattaca e Demolition Man(Não se pode fazer sexo sem o controlo de uma entidade). Pessoalmente falando eu não quero isso para mim!!!

Ao não mudar a lei iremos continuar a ter as mesma situações, abortos feitos em clinicas ilegais e sem condições, as mulheres a serem julgadas por terem feito um aborto(apesar de serem condenadas, não cumpreem prisão!! Então porque que são condenadas? São condenadas por a lei assim obriga, mas na conciencia de cada juiz não devem cumprir a pena de prisão!! Então porque manter esta lei desactualizada?), etc., e o que não vai mudar é a mentalidade "sexual" dos portugueses. E porque não é apenas uma questão de mentalidade, e porque existem n factores que transformam qualquer planeamento familiar ou qualquer metodo contraceptivo falivel, sou a favor da escolha. O que cada um escolhe nesta situação, é do seu LIVRE ARBITRIO.

Agora falo como pai de uma linda criança de 6 meses. Quando a minha mulher engravidou nós usavamos metodos contraceptivos e, por varios factores (planeamento familiar, situação economica, situação laboral), não pensavamos ser pais naquela altura. O metodo contraceptivo falhou. O metodo usado tem uma probalbilidade de falhar de 1%, ou seja em cada 100 casos 1 falha. A minha escolha foi ter a minha filha e nem me passou outra coisa pela cabeça, mas isso foi a minha escolha.

Por tudo isto e porque como as coisas estão neste momento não podem ficar assim, eu digo que Sim!!!

Muito mais teria para falar por isso vejam os comentários.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Vai uma jola, Bobby?

Depois de uma bela passeata pelo jardim e de um chichizinho nos pneus do carro do vizinho da frente, não há nada melhor do que fazer uma paragem na tasca da esquina e beber uma cervejinha bem geladinha! Não é assim, Bobby?


Directamente da Holanda, aqui está a mais nova cerveja do mercado. Sem álcool e à base de extracto de malte e carne vermelha, a Kwispelbier é quatro vezes mais cara que uma Heineken! Mas os cãezinhos também têm direito à “vida”, não é?

terça-feira, janeiro 23, 2007

Eu digo "Não"

Nota prévia: Podia colocar aqui imagens chocantes de fetos que são resultado de abortos clandestinos. Não o vou fazer. Quero deixar bem claro que não concordo com esse tipo de abordagem a este assunto.
Aproveito também para esclarecer que esta é uma opinião pessoal e não uma posição oficial do ductos e dos seus restantes membros.




Começo por referir o óbvio: não é fácil para uma mulher tomar uma decisão destas.
Não acredito que alguém tome esta decisão de animo leve e concordo que em algumas circunstâncias esta decisão é compreensível e até aceitável, nomeadamente nos casos já previstos pela actual lei portuguesa (ver link).

Na minha opinião, a solução para esta questão não passa, de todo, pela total desresponsabilização de um acto que, na esmagadora maioria dos casos, resulta da...falta de responsabilidade.
É esta a mensagem que a nossa sociedade quer transmitir aos jovens que, por sua vez, já são educados a meias pelos "morangos com açúcar"?

Acredito que a solução para tudo isto é evidente: prevenção e educação sexual.
Ambas têm um papel fulcral na resolução desta questão. Infelizmente, temos um Estado que é ladrão, corrupto e ignorante, que acredita que ao despenalizar o aborto, vai resolver todos os problemas.

A verdade, é que vai apenas "tapar o sol com a peneira", porque sem educação sexual e aposta na prevenção, os casos de aborto vão continuar a acontecer (com tendência para aumentarem) ...e já se sabe que é mais fácil mudar uma lei, do que criar estruturas para realmente mudar o estado das coisas. Por exemplo, onde anda a educação sexual nas escolas? À cerca de 10 anos comecei a ouvir falar sobre a implementação destas aulas educacionais nas escolas portuguesas...até hoje, nada!

Num país onde as listas de espera para operações simples são escandalosas e pessoas morrem nos corredores dos hospitais, este governo quer-nos convencer que a liberalização do aborto não vai agravar esta situação. Acho que nem os apoiantes mais radicais do "Sim" acreditam nesta...
É preciso não esquecer que estes casos têm de ser resolvidos impreterivelmente nas primeiras 10 semanas de gravidez. Acham que o Serviço Nacional de Saúde vai ter uma capacidade de resposta adequada ás necessidades das mulheres? Eu acho, ou melhor, tenho a certeza que não.

Por fim, e como este post já vai longo, tenho a dizer que acredito também que vão continuar a existir abortos ilegais neste país. É preciso não esquecer que apesar da liberalização do aborto até ás 10 semanas (2 meses e 2 semanas), o acto de abortar continuará a ser ilegal depois desta data. Ou seja, as mulheres que o realizarem depois desta data vão continuar a ser acusadas judicialmente. Então o que muda? Já estão a ver o filme, certo?

Deste modo, perante a pergunta a colocar no próximo dia 11 de Fevereiro, «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?», eu respondo: "Não".
Recuso-me veementemente a optar pela solução mais fácil que, na minha opinião, apenas vai criar mais confusão e originar problemas novos!


LINKS ÚTEIS:

"Não": www.assimnao.org/, www.nao-obrigada.org/
"Sim": www.emmovimentopelosim.org/, www.cidadaniapelosim.org/

PS: Se alguém tiver uma posição diferente da minha e estiver interessado(a) em escrever um texto sobre este assunto, publicarei o mesmo aqui no blog com todo o gosto.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

O furto do ano!

Ora, todos nós sabemos que em Inglaterra os jogadores de futebol ganham uma ninharia e Glen Johnson não deve ser uma excepção... Então não é que o pobre jogador do Portsmouth foi detido pela polícia na semana passada depois de ter sido apanhado a roubar uma sanita e duas torneiras?!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Perde-se um amigo, ganha-se um Anjo.

É com muita tristeza que hoje aqui escrevo! Na realidade nem sei muito bem o que escrever...

Hoje perdi um amigo. A adrenalina de conduzir a sua potente mota tirou-lhe a vida no dia do seu aniverário.
Sempre bem disposto e com um sentido de humor apurado, facilmente contagiava as pessoas que o rodeavam. Não bebia alcool e naõ fumava...conduzia uma mota.

Aqui fica a minha pobre homenagem a um amigo de há pouco tempo mas que irá com toda a certeza ficar na minha memória para sempre.


Perde-se um amigo, ganha-se um Anjo - Anjo João



1982 - 2007

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Yellow Journalism!




















Um foi apanhado por 10 vezes em excesso de velocidade e foi manchete do "grande" 24 Horas. O outro foi apanhado uma vez com excesso de álcool no sangue e teve a honra de abrir os noticiários e inundar as nossas casas com 10 minutos de directos atrás de directos.
Por favor, poupem-me!

Floribella Alternativa - Helga rouba o vibrador

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Deftones - Hole in Earth

Esta grande banda de Sacramento, Califónia, lançou em outubro do ano passado o mais recente trabalho. Este disco aparece após uma paragem de 3 anos. Aqui fica o video do single de lançamento deste album, Hole in Earth.




PS: Dr. F irá seguir este video com particular atenção... acho.

um dia destes fizeram-me esta pergunta que agora vos deixo aqui...


Quando foi a ultima vez que mudaste a vida de alguem?

Pró-Anas e Mias: a Anorexia do século XXI



Anorexia Nervosa -
síndrome neurótica caracterizada pela recusa gradual de toda a alimentação, que tem como resultado o enfraquecimento do organismo em geral, podendo mesmo levar até à morte.



A Anorexia é
uma doença! Enfraquece! E mata! Até aqui nada de novo. Aquilo que me surpreendeu foi o facto de existir um sem número de chats, blogs e sites de internet que a consideram como uma “amiga”. A “amiga” Ana!

"Meu nome,
ou como sou chamada, pelos também chamados «doutores» é Anorexia… Anorexia Nervosa é o meu nome completo, mas você pode me chamar de Ana. Felizmente nós podemos nos tornar grandes parceiras. No decorrer do tempo, eu vou investir muito tempo em você e eu espero o mesmo de você…” (ver mais)

Este é apenas um excerto de uma carta bizarra escrita na primeira pessoa que circula pela internet e que faz parte do movimento “pró-Ana”. Um movimento que glorifica e incentiva o culto da "Ana" e da "Mia" (Bulimia)!

Basta um clique para descobrirmos verdadeiras comunidades virtuais que comunicam entre si e trocam dicas de como ser a perfeita anoréctica! Na sua maioria, são páginas brasileiras e espanholas, mas também é possível encontrarmos algumas “Anas” e “Mias” portuguesas. São miúdas (outras nem tanto!) que consideram a anorexia um estilo de vida e não uma doença!


"Eu quero caminhar na neve e não deixar pegadas!"

Escrevem nestas páginas como se de um diário se tratasse. Traçam uma meta – a magreza extrema – e relatam tudo o que fazem para atingi-la com sucesso: desde dietas loucas, que passam por comer um tomate ou um iogurte por dia, a truques para enganar os pais e amigos.
As fotografias de mulheres lindas e magras, sobretudo modelos e actrizes, também estão presentes nestas páginas. São elas que lhes servem de inspiração!

"Quando bater a vontade de desistir, pense naquele corpo maravilhoso da Kate Moss. E pense que pode ficar igualzinha a ela ou melhor!"

Mas também não faltam imagens de mulheres feias e gordas, o pior pesadelo das “Anas” e das “Mias”! Aliás, colar imagens de mulheres gordas e magras no frigorífico é uma das sugestões dadas para não perder a força de vontade e superar as privações e o sofrimento da “Ana” e da “Mia”.

"Pessoas gordas são tão enormes! Mas mesmo assim as pessoas olham para elas como se não existissem! Você já viu alguém NÃO reparar num esqueleto ambulante!"

E imagine-se, trocam ainda dicas e truques para "miar":


"Use marcadores marcadores como Doritos antes das refeições. Quando você vir o laranjado, já sabe que tudo saiu.

Misture mostarda com água e beba. Isso irá causar-lhe um enjoo tremendo e será mais fácil a comida toda sair.

O seu organismo leva até 30 minutos para bloquear que a comida volte atrás. Portanto, não demore!”
(ver mais)


Como já referi anteriormente, tudo isto está à distância de um clique. E segundo alguns estudos sobre este fenómeno “pró-Ana”, existe uma relação entre estas comunidades virtuais e o aumento de casos de Anorexia e Bulimia…
E é esta a Anorexia do século XXI!

terça-feira, janeiro 09, 2007

MAU - Prick (I am)

Este é o segundo single do álbum "Man And Unable" da banda MAU. Imperdivel!




PS: Afinal ainda há projectos em Portugal que conseguem sair da mediania e da mediocridade das boys/girls band. Aleluia!

domingo, janeiro 07, 2007

Prison Break na RTP!

Finalmente, quem apenas tem acesso aos quatro canais de televisão portugueses (como a je!) vai também poder ver a melhor série dos últimos tempos. Prison Break, um caso de sucesso esmagador nos EUA desde 2005, estreia hoje à tarde, na RTP.












O móbil
da série até é bastante vulgar: um irmão arrisca tudo para salvar o outro. Mas será assim tão banal que esse “tudo” inclua uma ida propositada para a prisão?
Michael Scofield (Wentworth Miller) é um homem desesperado que vive uma situação deveras desesperadora. O irmão Lincoln Burrows (Dominic Purcell) foi condenado à morte por um crime que não cometeu, mas do qual foi considerado culpado de forma astuciosa e com provas irrefutáveis mas falsas! A sentença está prestes a ser cumprida e Michael tem de lutar contra o tempo. Decide então assaltar um banco com o intuito de ir parar na mesma prisão onde Lincoln está. Uma vez lá dentro, Michael põe em prática um plano completamente louco e ousado mas ao mesmo tempo brilhante para se evadir com o irmão e provar a sua inocência.

Prison Break cola-nos ao sofá desde o primeiro instante. É envolvente e não permite distracções! Transporta-nos tão rapidamente para aquela prisão, que tentamos ao máximo não nos mexer ou fazer qualquer ruído que possa arruinar a fuga dos prisioneiros. O suspense é uma constante e todos os episódios culminam num verdadeiro sufoco que nos deixa a pensar: “E agora? Vai ser impossível desenvencilharem-se desta!”

Por isso, não percam hoje às 14h55, esta série de culto na RTP!

Espreitem aqui!

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Um 2007 em Grande!

Aqui está o tão aguardado primeiro post do novo ano, caríssimos leitores! Não! Não é um post sobre as 12 passas e os 12 desejos para 2007 nem é qualquer espécie de balanço, balancete ou balancinho do que se passou no ano velho! Resolvemos revelar onde festejámos a chegada do novo ano!!! Ora vejam…










































Ah pois é... O Burj Al Arab Hotel de sete estrelas no Dubai! Queriam não queriam? Também nós… Enfim, talvez em 2007…
Tenham um novo ano em GRANDE!

Se quiserem conhecer melhor este Hotel das Arábias, cliquem aqui: http://www.linternaute.com/voyager/voyage-noce/hotel/burj-al-arab/diaporama/1.shtml