quinta-feira, janeiro 11, 2007

Pró-Anas e Mias: a Anorexia do século XXI



Anorexia Nervosa -
síndrome neurótica caracterizada pela recusa gradual de toda a alimentação, que tem como resultado o enfraquecimento do organismo em geral, podendo mesmo levar até à morte.



A Anorexia é
uma doença! Enfraquece! E mata! Até aqui nada de novo. Aquilo que me surpreendeu foi o facto de existir um sem número de chats, blogs e sites de internet que a consideram como uma “amiga”. A “amiga” Ana!

"Meu nome,
ou como sou chamada, pelos também chamados «doutores» é Anorexia… Anorexia Nervosa é o meu nome completo, mas você pode me chamar de Ana. Felizmente nós podemos nos tornar grandes parceiras. No decorrer do tempo, eu vou investir muito tempo em você e eu espero o mesmo de você…” (ver mais)

Este é apenas um excerto de uma carta bizarra escrita na primeira pessoa que circula pela internet e que faz parte do movimento “pró-Ana”. Um movimento que glorifica e incentiva o culto da "Ana" e da "Mia" (Bulimia)!

Basta um clique para descobrirmos verdadeiras comunidades virtuais que comunicam entre si e trocam dicas de como ser a perfeita anoréctica! Na sua maioria, são páginas brasileiras e espanholas, mas também é possível encontrarmos algumas “Anas” e “Mias” portuguesas. São miúdas (outras nem tanto!) que consideram a anorexia um estilo de vida e não uma doença!


"Eu quero caminhar na neve e não deixar pegadas!"

Escrevem nestas páginas como se de um diário se tratasse. Traçam uma meta – a magreza extrema – e relatam tudo o que fazem para atingi-la com sucesso: desde dietas loucas, que passam por comer um tomate ou um iogurte por dia, a truques para enganar os pais e amigos.
As fotografias de mulheres lindas e magras, sobretudo modelos e actrizes, também estão presentes nestas páginas. São elas que lhes servem de inspiração!

"Quando bater a vontade de desistir, pense naquele corpo maravilhoso da Kate Moss. E pense que pode ficar igualzinha a ela ou melhor!"

Mas também não faltam imagens de mulheres feias e gordas, o pior pesadelo das “Anas” e das “Mias”! Aliás, colar imagens de mulheres gordas e magras no frigorífico é uma das sugestões dadas para não perder a força de vontade e superar as privações e o sofrimento da “Ana” e da “Mia”.

"Pessoas gordas são tão enormes! Mas mesmo assim as pessoas olham para elas como se não existissem! Você já viu alguém NÃO reparar num esqueleto ambulante!"

E imagine-se, trocam ainda dicas e truques para "miar":


"Use marcadores marcadores como Doritos antes das refeições. Quando você vir o laranjado, já sabe que tudo saiu.

Misture mostarda com água e beba. Isso irá causar-lhe um enjoo tremendo e será mais fácil a comida toda sair.

O seu organismo leva até 30 minutos para bloquear que a comida volte atrás. Portanto, não demore!”
(ver mais)


Como já referi anteriormente, tudo isto está à distância de um clique. E segundo alguns estudos sobre este fenómeno “pró-Ana”, existe uma relação entre estas comunidades virtuais e o aumento de casos de Anorexia e Bulimia…
E é esta a Anorexia do século XXI!

12 comentários:

  1. Desculpem o tamanho do post :s

    Bacis

    ResponderEliminar
  2. bom trabalho puka....

    só csg ter pena desta gente que se mata pela imagem...embora seja uma doença.

    ResponderEliminar
  3. Bom post sem duvida, isto infelizmente é uma "doença mental" desculpem a expressão mas é o que eu acho.
    O pior é que isto só tem tendencia a aumentar muito em parte por hoje em dia as miudas e mulheres adorarem ser praticamente só pele e osso(felizmente não todas claro!), se tem um quilo a mais é o fim do mundo pra elas mesmo que toda a gente veja que elas tão magras como tudo!
    O pior é que tambem ha gajos que curtem delas assim, magras como uma folha de papel e isso só lhes dá mais força para ficarem "lisas"!

    Mas pra mim que pa variar tenho sempre umas opiniões um bocado radicais lol, isso são gajas que basicamente não batem bem dos cornos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. C'um caraças! Conheço mais ou menos o fenómeno da anorexia e bulimia, mas não sabia que havia, como se fossem dois seres, a Ana e a Mia. Bolas, agora fiquei aqui a engolir em seco. Isto é gravíssimo e, muito sinceramente, ultrapassa-me. Não compreendo. Compreendo toxicodependentes, não compreendo anorécticas. Está para além da minha compreensão...

    Bom trabalhinho, tia puka! ;)

    ResponderEliminar
  5. Mas belo post! Sim senhor!

    De facto, torna-se quase incompreensível como é possível existirem estes casos hoje em dia (com toda a informação que temos ao nosso dispor).

    Sinceramente, e falado por mim, não gosto NADA de miúdas esqueléticas...é tudo menos sensual. Mas enfim...elas lá sabem.

    PS: Ainda vamos ver este post a circular pela net...até acabar no 24 horas (ou qualquer coisa do género). Bom trabalho Puka!

    ResponderEliminar
  6. Estas miúdas são completamente doentes! Algumas delas escreviam mm q akilo q keriam era ver os seus lindos ossinhos... Eu não axo isto nada normal!!!

    E tds akelas dicas e truques para "miar"?! Plo amor da santa!

    O problema destas miúdas é k elas estão completamente cegas e obcecadas q não acreditam nem aceitam a ajuda de ninguém...

    Viva as ROLIÇAS!!!

    ;)

    ResponderEliminar
  7. omg!mas q sick people arround é esta????

    granda cena!e GRANDA post titia puka!;)

    e obviamente q agora mais q nunca concordo totalmente c o lema das roliças pá!LOL

    isto é mm MUITA fritante...:s

    ResponderEliminar
  8. olá. Gente eu acho errado isso de incentivar as gorotas a se matar, mais do que estão se matando, e acho tb que essas pessoas deviam ter um certo tipo de punição, já que isso é um crime (imagino que não só eu ache), e ao invés de incentivá-las à se matar poderiam ajudá-las a se curar desta doença, indesejada e sem sentido, que não deixa nenhuma garota bonita.

    ResponderEliminar
  9. me desculpem mas eu comu menina axu istu errdau pois vxs elem d tirarem suas proprias vidas estao tirandu vidas d muitas outras meninaS.........e em vez desta dieta horrivel d vxs existem muitas outras q podem dar o mesmu resultadu e q nau fazem mal augum....minha amiga pessava 67kl com 1m54c e cum a dieta q o medico dela passou ela conseguiu emagrecer 25kl em um mês....e alem de todo o mal q a dieta d vxs causam os homens nau gostam d meninas muitos magras nau ..e vx tbm pod ser motivo d ZOAÇAO comu palito,folha,magrela e entre outros...
    espero q vxs sigam o meu conselho....fikem com DEUS...

    ResponderEliminar
  10. Eu sei que voces todos acham anorexia mau mas niguem tem culpa de ser anorectica... e ao criticarem so estão a fazer pior, cenas que ja tipo " esta gaiatas tão malukas, são umas parvas" ou "niguem as obriga a nao comer ou a vomitar"
    Uma pessoa anorectica passa por muito e ninguem nem os medicos nem mesmo niguem ssabe o que uma anorectica/ bulimica passa, eu nao sou pro ana nem pro mia (cruzes credo) mas sei o que é sentirmonos sozinhas comesta doença... mete mesmo medo... e essas raprigas são doentes a procura de alguem que as compreenda e a lutar contra todos os que as criticam, pois nunca vi ninguem criticar uma pessoa com autismo ou uma pessoa numacadeira de rodas... se nauh houvesse tanta critica e houvesse mais ajudah era tudo mais facil, s n lidassem com anorexia como um caprixo mas sim uma DOENÇA, havia muitos mais casos de tratamentos com sucesso, peço a todos que pensem nisto...
    Não critico o que acabste de referir no post pois ninguem tem o direito de incentivar ninguem a morrer de anorexia... mas isso de criticar só faz as pessoas anorecticas procurarem esses sites onde se sente compreendidas...

    ResponderEliminar
  11. GENTE EU SO UMA PRO ANNA TO NO INICIU E DAI ?

    ResponderEliminar