segunda-feira, janeiro 29, 2007

Eu digo Sim


No dia 11 de Fevereiro eu vou votar sim à pergunta «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?», não porque sou a favor do aborto mas sim, pela liberdade de escolha do cidadão português.

Ok!! Começamos pela educação sexual... falha redeondamente, com irá falhar, passamos para metodos mais agresivos para controlar estas situações, até chegarmos a situações extremas do genero das descritas nos filmes Code 46, Gattaca e Demolition Man(Não se pode fazer sexo sem o controlo de uma entidade). Pessoalmente falando eu não quero isso para mim!!!

Ao não mudar a lei iremos continuar a ter as mesma situações, abortos feitos em clinicas ilegais e sem condições, as mulheres a serem julgadas por terem feito um aborto(apesar de serem condenadas, não cumpreem prisão!! Então porque que são condenadas? São condenadas por a lei assim obriga, mas na conciencia de cada juiz não devem cumprir a pena de prisão!! Então porque manter esta lei desactualizada?), etc., e o que não vai mudar é a mentalidade "sexual" dos portugueses. E porque não é apenas uma questão de mentalidade, e porque existem n factores que transformam qualquer planeamento familiar ou qualquer metodo contraceptivo falivel, sou a favor da escolha. O que cada um escolhe nesta situação, é do seu LIVRE ARBITRIO.

Agora falo como pai de uma linda criança de 6 meses. Quando a minha mulher engravidou nós usavamos metodos contraceptivos e, por varios factores (planeamento familiar, situação economica, situação laboral), não pensavamos ser pais naquela altura. O metodo contraceptivo falhou. O metodo usado tem uma probalbilidade de falhar de 1%, ou seja em cada 100 casos 1 falha. A minha escolha foi ter a minha filha e nem me passou outra coisa pela cabeça, mas isso foi a minha escolha.

Por tudo isto e porque como as coisas estão neste momento não podem ficar assim, eu digo que Sim!!!

Muito mais teria para falar por isso vejam os comentários.

4 comentários:

  1. Não concordo com a ideia fabricada lá fora já se faz... porque nós tambem não fazemos. Cada qual é como é!! mas os bons exemplos são para seguir. A mentalidade mais aberta e mais disponiveis para situações novas como a dos holandeses faz com eles seja mais avançados e civilizados que nós. Se nós ficarmos cá com o a nossa mentalidade e a nossa forma de ver as coisas nunca sairemos do cu da europa. Cada vez que se cientificamente se descobre algo, e nós dizemos "Ah!!! eu faço exatamente o contrário à anos não é agora que vou mudar." e continuamos com tudo na mesma... nunca mais iremos sair da cepa torta. Há leis que são mediavais e se não formos adptando as nossas leis às novas situações da vida, nunca deixaremos de ser mediavais. E neste momento existe uma diferença enorme do que é a sociadade à 30 anos atrás e o que é agora. Neste momento a mulher é muito mais activa na sociadade, e por vezes uma gravidadez fora do planeamento pode trazer consequências para a vida na sociadade da mesma. Por isso tem que ser dado instrumentos para a mulher optar o que é melhor para a vida dela e sem a limitar. Que sou eu para dizer a uma mulher ou a um homem não podes ir para o bem bom!!! é a mesma coisa que dizer que a homosexual, que apanhou SIDA numa relação sexual, não pode ser tratado no sistema nacional de saude... vá a Espanha ou qualquer coisa que lhe valha!!!

    ResponderEliminar
  2. mas por fim a uma vida voluntariamente é evolução? dizer sim ao aborto é tentar sair da cauda da Europa? o aborto é uma questao de mentalidade?!

    e eu que pensava que evolução era educaçao sexual e planeamento familiar...que evolução era sermos capazes de tomar as decisões certas no momento certo e não "abortar" por ser apenas a ultima solução!

    isto envolve de facto mts questões, mas na minha humilde opinião não se trata de evolução enquanto Nação...talvez evoluçao enquanto Humanos! não vamos fazer disto uma moda ou uma birra, naõ vamos tratar de um assunto tão sérios com ligeireza.
    um abraço

    ResponderEliminar
  3. mas por fim a uma vida voluntariamente é evolução?
    Evolução não é por mulheres em clinicas sem condições a abortar!!!! Evolução é preservar a vida de uma mulher. Evolução é uma mulher não morrer por um aborto mal feito!!!

    dizer sim ao aborto é tentar sair da cauda da Europa?
    Sair do cu da europa é mudar leis mediavais que não fazem sentido(como os prórpios juizes demostram ao colocar as mulheres que abortaram ilegalmente em pena suspensa).

    o aborto é uma questao de mentalidade?!
    A mentalidade que referi não é apenas para a QUESTÃO do aborto é também para muitas outras QUESTÕES como por exemplo acidentes na estrada. O acto do aborto obvio que não uma questão de mentalidade!!!!

    ResponderEliminar
  4. "Ok!! Começamos pela educação sexual... falha redeondamente, com irá falhar, passamos para metodos mais agresivos para controlar estas situações, até chegarmos a situações extremas do genero das descritas nos filmes Code 46, Gattaca e Demolition Man(Não se pode fazer sexo sem o controlo de uma entidade). Pessoalmente falando eu não quero isso para mim!!!"

    Oh Monge...não vejas tantos filmes que isso faz-te mal à cabeça pah :P.

    Obviamente que a educação sexual falha redondamente em Portugal...não existe!

    ResponderEliminar