terça-feira, março 20, 2007

E.S.C.U - O Liceu é que era...


No fim-de-semana passado em conversa do Dr. F e enquanto ingeríamos o suco da vida (birra), lembrámo-nos dos grandes tempos do Liceu e deu-nos para a melancolia!
Parece que foi ontem, lembro-me de tudo, está tudo bem vivo na minha memória…já lá vai 8 anos!
Na verdade acho que já era altura de fazer a devida homenagem á escola das nossas vidas, onde tudo aconteceu e muito mas mesmo muito nos deu.
Foi no ano lectivo de 95/96 que mudei para a escola que me viria a marcar para todo o sempre, foi nesse ano que entrei na E.S.CU (Escola Secundária da Cidade Universitária), sem nunca imaginar que uma simples escola pudesse mudar tanto a vida de alguém…

Poderia escrever páginas infinitas sobre as “milhentas” aventuras que ali passámos, sobre tudo o que aprendemos e acima de tudo sobre o quanto nos rimos,deitados na relva ao sol, ás vezes ao som de uma guitarra ou a”bater”a cartada de sempre (espadinha)…mas como não tenho um talento especial para escrever e para vos cativar a ler, vou resumir esta pobre homenagem à escola das nossas vidas em apenas alguns parágrafos.

A E.S.CU era uma escola que ficava dentro de um jardim, pavilhões de madeira rodeados por relva, flores e árvores. Conceituada pelo óptimo aproveitamento nos exames nacionais,muito a custo dos óptimos professores (embora na altura fossem sempre carrascos), esta escola primava pela abertura e pela confiança. As salas estavam sempre abertas e os alunos podiam circular à sua vontade, era um corrupio. Qualquer aluno podia fumar e vestir-se da maneira que achasse mais conveniente, sem correr o risco de ser censurado por professores e auxiliares.
Lembro-me de alguns jovens na altura me dizerem, “andas na Cidade, essa escola é bué rígida né?!”. Na verdade nunca senti na pele essa rigidez, apenas sabia que quem mandava não andava a dormir… se fizesse asneira e fosse apanhado, só tinha de me aguentar! A verdade é que o bom senso da maioria dos professores e da maioria dos alunos sempre imperou e isso fez com que escola fosse muito mais que isso. Era a nossa segunda casa, raramente havia pressa para ir embora….

Bom, tudo isto para dizer que naquela escola aprendi e ganhei algumas coisas que dificilmente ganharia noutro lado. Mais do que aprender o teorema de Pitágoras ou os poemas de Fernando Pessoa, ali aprendi a jogar espadinha, a tocar guitarra, a apreciar cerveja, a namorar, a rir horas a fio (olhem que é complicado), mas acima de tudo aprendi que o amor eterno é a amizade! Ali encontrei os amigos de uma vida e isso vale mais que qualquer nota 20.

Tudo isto vos pode parecer o normal de qualquer Liceu mas a E.S.C.U tinha mais qualquer coisa (e não me estou a referir só ás miúdas giras e as festa bombásticas) e só quem lá andou o pôde sentir ...



Nota: a minha nota mais alta foi um 17 a Geografia..10 e 11 era mato!!




Nomes para recordar :
Pluto
Julião
D. América
D. Rosa
Prof. Cardiga
Prof. João Morais
Araponga

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. ao menos deixavas um comentário!!

    pfff..

    ResponderEliminar
  3. Ah granda "dona U.S.A."!! ahahahah

    Foram, sem dúvida alguma, os melhores anos da minha vida (pelo menos até agora...)!!

    Todos os dias era uma festa! E por incrível que pareça...nunca me faltou vontade para ir à escola!(não confundir escola, com aulas sff)

    Todos os meus amigos de hoje, vieram das relações que mantive nos 3 anos fantásticos que lá passei...e isso diz tudo!

    Grandes tempos!

    PS: Oh shôr Dr. Nothingman...e a "Dona Bérasuó"?!?

    ResponderEliminar
  4. Já agora...

    Se é para fazer publicidade sem comentar o texto...esqueçam!

    Delete!

    ResponderEliminar
  5. LOLOL...GRANDE FALHA!

    A "DONA BÉRASUÓ" era eximia eh eh eh eh eh eh .

    foram anos mel!

    ResponderEliminar
  6. Profs que dava aulas sobre a vida sexual do pai vestidos de kilt, a rampa da falperra( rampa do pedro que andava de cadeira de rodas ), as eleiçoes para a AE com videos porno nas televisões, as festas de carnaval. etc..

    ResponderEliminar
  7. o bar.
    as senhas do bar que usávamos 30 vezes.
    aquela vez que assaltámos o bar porque deixaram a porta aberta.
    frise-se que ninguém tocou na caixa registadora, apenas levámos os "comes e bebes" quase todos.
    o solzão no verão.
    o laguinho de psicologia.
    entrar no bar e conhecer toda a gente.
    a dona américa.
    o campo de basquete em que o golo era acertar nos postes.
    o bar.
    o bar.
    foda-se...e o bar.

    grandas tempos.

    ResponderEliminar
  8. o bar era a vida! no inverno com as portas fechadas era um cancro de fumo ah ah ah ....era mel!

    as quedas e os gemidos da D. Rosa!
    os matrecos.
    as miudas giras.
    as eleiçoes para a A.E tb eram mto boas...

    a relva...

    ResponderEliminar
  9. P.S - marcava golos eximios naqueles postes

    :P

    ResponderEliminar
  10. Epah foi mm nesta escola eximia k tive(alias, milhares de pessoas tiveram)o momento mais alto da minha vida...tava eu nas aulas,numa rarissima apariçao minha na parte da manha kuando s começa a gerar um xinfrim no bar...vejo tudo a correr lá pra dentro,como tal tb o fiz,lá dentro um oceano d gente olhava com uma tremenda ansiedade po kuadrado magico,conhecido como tv.axei estranho até pq tava na tvi e tavamos na hora d almoço,ou seja,tava a dar o jornal menos jornalistico possivel.Eu bem perguntava as pessoas:"mas o k s passa pah?"e todos respondiam:"espera e ve!"Entretanto o bar ia ficando cada x mais xeio até k...em pleno jornal nacional,apresentado plo distincto julio magalhaes ou manuela boca guedes,agr ja nao m lembro bem,aparece a bombastica noticia digna da capa do expresso...MARCO AGRIDE SONIA!!!Foi a loucura ali nakele cada x mais apertado espaço conhecido por bar.A noticia parecia uma vitoria do glorioso e o dito pontapé foi acolhido como se um golo do nuno gomes se tratasse(bom mas raro)foi um momento unico,pessoas a abraçarem-se,outros a beijarem-se...outros a discutirem sobre a intensidade do pontape...FOI UM MOMENTO LINDO
    Foi talvez o melhor episodio da minha passagem por akela escola,tb o mais rocambolesco...flavio

    ResponderEliminar
  11. lolol...

    até nisso a E.S.C.U dominava! noticias em primeira mão!

    ResponderEliminar
  12. Nome a recordar: Joana.

    :D

    PS: Ainda vem aquela prof. de Geografia ameaçar que nos expulsa do blogspot...medo!

    ResponderEliminar
  13. LOLOL.....AHAHAHAHAHA.

    JOANA em Joanês é : XLHUANHA! LOL

    essa Prof é o medo! se a vir por aí, escondo-me!


    "Ah e tal o Dr.F e o Notihng man se voltam a falar assim da XLHUANHA são expulsos do planeta"


    viva a JOANAAAAAAAA

    ResponderEliminar