quinta-feira, novembro 02, 2006

Arte?!

"Number 5", Pollock

Não! Não fui eu que pintei esta obra de arte! Mas julgo que já pintei algo semelhante quando tinha apenas cinco anos…

Foi Jackson Pollock quem, aos 36 anos de idade, pintou esta…coisa artística! E isto é somente o quadro mais caro de sempre! O “Number 5” foi vendido pela módica quantia de 140 milhões de dólares! É obra…

(Aposto que quando fiz um desenhinho destes nem sequer me deram 100 paus por ele, e ainda me devem ter dito que na falta de papel servia bem para limpar o rabinho… Vida ingrata!)

17 comentários:

  1. Os 140 milhões foi pelo nome do autor, não pela obra em si, que por sinal até é bonita.

    Mas isto anda tudo ao contrário. A arte devia ser apreciada pela sua beleza e não por quem a fez.

    ResponderEliminar
  2. Se vale ou não os 140 milhões, não faço ideia, mas é realmente muito bonita e nada está ali por acaso.
    Se a obra vale por si própria, de quem é o mérito senão do seu autor?!
    Foi ele quem teve a capacidade de nos transmitir tudo o que podemos sentir com este fantástico jogo de cores que resultou neste quadro.

    Tadinho, ele se calhar até anda para aí a passar fominha...devem-lhe fazer jeito estes "trocos"...

    ResponderEliminar
  3. (Bem, fominha ele não passa há tantos anos debaixo da terra, mas talvez os seus herdeiros... Que tristeza...)

    Gosto deste, mas o primeiro que ele pintou com esta técnica é de arrasar... ("One")

    ResponderEliminar
  4. eu adooooooooooro o pollack! Felizmente alguem comeca a dar valor a visoes alternativas da vida e nao quem segue a carneirada.... :P Estou a anhar-te que chegue????

    ResponderEliminar
  5. Então aenima tens aqui uma parceira! =) A forma como ele interage com os seus quadros, a perspectiva que tem do espaço onde se expressa pela forma como pinta e as obras que daí resultam fazem dele um pintor singular!

    Não fiques triste puka! Se calhar só não ganhaste 100 paus pela tua obra-prima porque não te deram metros e metros de tela para pintar! ;) *

    Mas os 140 milhões de dólares que pagaram por este quadro já dá para lamentar. Deixamos a "Arte pela Arte" e passamos à "Arte pela Economia" (capítulo "Arte = Negócio = Investimento")... Ainda por cima sem qq proveito para o autor... =S

    Triste...

    ResponderEliminar
  6. E somem mais um grande admirador do Pollock!

    Obra polémica, sem dúvida, mas fantástica!

    ResponderEliminar
  7. O homem era esquizofrénico amigos... não sejam maus pah!

    Eu também acho a pintura dele uma treta pegada, mas se olharmos ao passado clínico... é arte! Lol

    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Esquizofrénicos, dementes, maniacodepressivos...a lista poderia continuar indefinidamente...muitos dos verdadeiros grandes génios que produziram obras-primas em variadas formas de expressão artística o foram... E depois? Talvez até as tenham feito justamente por o serem... Quem sabe?

    Podíamos pegar em tantos exemplos... Vejamos um, ao acaso... Que faríamos a um ser humano louco e degradante como Mozart? Xôhhhh...directinho para o manicómio! Que fazemos à sua música? Deliciamo-nos a ouvi-la... =) (Claro k gostos musicais ou outros não se discutem!)

    Louco ou não, demente ou não, o
    mérito foi dele! =)

    Abraços...e beijinhos! ;)

    ResponderEliminar
  9. se eu ja adorava o homem quando vi o filme da vida dele (foi so o ano passado, admito) fiquei estarrecida... tinha mesmo na ideia um homem velho a pintar aquelas obras. Ha autores que gosto de ir ver ao milimetro o pormenor das estocadas do pincel (como o van gogh por ex). Este gosto de me afastar muito e tentar ver para alem da obra. Sabem aquela frase feita "think outside the box"? Deve ser sido dita por alguem numa exposicao dele.

    ResponderEliminar
  10. Engraçado, não conseguia imaginar um homem velho a pintar aqueles quadros. Vi o filme há mais tempo, admito (lol), mas sempre pensei em alguém relativamente novo, com "sobrecargas" emocionais profundas, com possíveis perturbações mentais... Quanto ao resto, acho que tens toda a razão, Vê-los...só mesmo à distancia, até porque parece que eles precisam desse espaço para se expandirem, para termos deles a visão que ultrapassa a obra e nos dá a sua real dimensão.

    Humm...Van Gogh...aquela "seara com corvos"...desesperante ora ser azulada, ora roxa, conforme variam as "fiéis" reproduções dos livros de arte... =S


    UM APARTE DIGNO
    Van Gogh - o pintor de eleição da minha filha mais nova quando andava na primária (2º/3º ano). Tinha conhecimentos sobre vários pintores. Van Gogh e Echer aqueles de quem mais falava. De Van Gogh sabia imenso (o seu eleito).
    Incrível, não é? A minha filha é uma criança normalíssima...a professora alguém capaz de revolucionar o ensino! O seu segredo - dar liberdade de escolha e responsabilidade aos alunos! Até conselho de turma eles tinham para resolução dos seus problemas! Era espantoso...e os resultados... exemplos como este!

    Esta conversa pode parecer um pouco despropositada, mas, a pretexto de falarmos sobre quadros,
    é digno mostrar a facilidade com que se podem pôr crianças de 8/9 anos a falar do noticiário do dia anterior ou de arte com a mesma naturalidade com que aprendem a tabuada! =D

    [Que saudades Isabel! Ainda hoje a sua aluna Lara (c/14 anos) adora o seu Van Gogh e conhece tantos outros pintores e suas técnicas! =D]

    ResponderEliminar
  11. ola lucia. Por acaso (azar) nunca tive bons professores de educacao visual. A do 9o ano ensinou-me gemometria descritiva a serio, e isso cai as mil maravilhas na minha personalidade, nada falha um milimetro. Quanto a desenho livre, ninguem me ensinou a desenhar nem um gato, e hoje sou uma nodoa. Mas o meu espirito adora arte, de todos os estilos, formas e feitios. Como nao sei criar, gosto de apreciar quem o faz e faz bem.

    Beijinhos pa ti e para a lara.

    ResponderEliminar
  12. [Bem aenima, espero não levar nenhuma "ripada" na cabeça de nenhum dos autores deste blog por estar a falar contigo, como já me aconteceu noutro... =(]

    A beleza do aparte que contei é justamente o fazer "despertar" tão cedo (8 anos) o interesse dos alunos por tudo... porque, depois de conhecerem melhor os pintores que escolhiam, tentavam fazer reproduções dos que mais gostavam e iam por aí fora... Fogo, o Echer dá a voltinha aos nossos miolos quanto mais a um puto daquela idade! Mas não!, eles estão muito mais soltos, mais receptivos...e aquilo é absorvido naturalmente. Quando ela via puzzels, por exemplo, escolhia muitas vezes reproduções desses pintores porque tudo lhe era familiar. Achei isto incrível! Desenvolver assim a sensibilidade daquelas crianças. Claro que isto mais tarde veio a ter os seus reflexos, até na sua maturidade...ela é bastante criativa e não sente de forma alguma essa tua "angústia" (lol), perdoa-me o termo, mas que compreendo perfeitamente e é quase "típica" no nosso ensino, infelizmente...

    Interessante como um espírito que se empolga desta forma pela criatividade diga "ensinou-me gemometria descritiva a serio, e isso cai as mil maravilhas na minha personalidade, nada falha um milimetro"... Parecem dois pólos opostos... Bem, mas não deixam de se tocar! =D

    Apetecia-me continuar a falar, agora sobre a tua ultima frase, mas fico-me por aqui...

    Beijinhos =DDD

    ResponderEliminar
  13. olha lucia, podes ir ao meu blog conversar - eh o edicoesbanais.blogspot.com ou escrever-me para correio_banal@hotmail.com

    De facto acho que a puka ja deve estar a ficar zangada :)

    ResponderEliminar
  14. Eu apareço aenima! =)**

    Não...a puka não ia se zangar por isto!

    Beijinhos para as duas *

    ResponderEliminar
  15. Naaa, aqui ninguém se irrita com nada, bem pelo contrário! Agradecemos a vossa visita e os vossos comentários! Afinal de contas também é para isso que escrevemos ;)

    beijos ás duas

    ResponderEliminar
  16. Não posso deixar de agradecer sinceramente, dr. f! * A experiência por que passei no outro blog foi muito infeliz e desagradável... pra esquecer mesmo! =(

    É isso que noto aqui desde o princípio... há muito respeito e sem dúvida que quem orienta este blog (tem de haver sempre uma abelha mestra, mesmo trabalhando em equipa...) sabe o que faz!

    Parabéns pelo vosso trabalho em todos os sentidos! É preciso muito "feeling" humano para estas coisas!

    Beijinho dr. f *

    ResponderEliminar