terça-feira, janeiro 24, 2006

Onde é que eu já vi isto?

"Ainda nem sequer estive 10 minutos seguidos a olhar para os livros e já estou a fazer uma pausa. É o filme do costume. Refugiado no meu retiro auto-imposto para preparação dos exames que aí vêm, começa a minha criatividade a dar mostras de um vigor assinalável no que toca a inventar desculpas para estar concentrado em tudo...menos no estudo.
Se penso que tenho fome, levanto-me. Se penso que tenho sede, levanto-me. Se está a dar o Rex, o cão Polícia na televisão, arranjo maneira de me convencer que é um episódio de indispensável visionamento. Até com os jornais desportivos me excedo e dou por mim a ler as últimas notícias do pingue-pongue nacional. Tudo serve para evitar o inevitável. É como um vício. Algo de absolutamente incontrolável em que vale tudo para evitar o suplício dos livros.
Por definição, qualquer época de exames é um terror, mas a de Janeiro custa-me especialmente. Primeiro vem o período de Natal com férias, jantaradas dia sim, dia sim, uns presentes na árvore e algum dinheirinho novo na algibeira (que dá sempre jeito). Depois vem o fim do ano, que normalmente implica umas miniférias bem decentes acompanhadas de um grand finale que implica cuidados de saúde posteriores (especialmente na área da hidratação).
A seguir a tudo isto...caput! Depois da euforia, vem então a verdadeira realidade. Imagine-se os condenados a penas de prisão pesadas a terem direito a umas férias na praia antes de irem para o xelindró. A vida pode ser muito cruel, essa é que é essa. É tratar de pegar nos calhamaços e arranjar maneira de os pôr na cabeça. Parece que é de propósito. Primeiro amaciam-nos, põe-nos serenos, cansa-nos para depois nos aplicarem o golpe. Quando se dá pela situação já estamos enterrados num manual com mais de 700 páginas e aí já não há nada a fazer. Ou melhor, há: é marrar!!!"

in Mundo Universitário, Gustavo Serra

Ao ler este texto experimentei 3 sensações diferentes:
1ª - Alegria;
2ª - Súbito esmorecimento;
3ª - Depressão;

Este texto fez-me exactamente o que nele se critica. Primeiro anima-me para no fim me dar a estocada final da verdade óbvia e da qual não podemos fugir: "é marrar!!!"

A vida não pode ser só marrar e trabalhar...ai não pode não!!!

5 comentários:

  1. Rex? Isso nem é nome de cão que se dê, cães que são cães deviam chamar-se Anibales, Franciscos, Garcias, Mários e Jerónimos, agora Rex?! Dar esse nome a um cão é para afastar audiencias dessa serie, so pode! E ainda há quem o a veja... ai os estudos!!

    ResponderEliminar
  2. Rex, ping pong?? Eu se fosse a ti nem estudava mais que tu tas a ficar completamente comido dessa cabeça, onde é que já se viu um gajo a ver o rex? mal por mal vias a imitação rasca á Portuguesa do Inspector Max.
    Pensando melhor agarra-te aos livros e deixa de ver e ler essas coisas que cá pra mim andam-te a levar para caminhos errados!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. aroo!
    bueno... como compreendo isso..! passo exactamente pelo mm! aliás.. passamos todos! mas pq?? se até estamos (regra geral) no curso q queremos, pq nos acontece isso? melhor mm, era estalar os dedos e ter o curso feito LOLOL
    a obrigatoriedade da "coisa" faz-nos sempre fugir com o rabo à seringa LOL TEMOS de fazer os exames... logo a seguir às boas das férias!! :| enfim...
    qt ao Rex... tadano.. até é um krido! lol e a série até não é das piores lolol até é em alemão e a malta não entende metade.. lol se não se tiver a olhar p a tv, nem se sabe se é serie, ou algum politico a falar num debate estrangeiro lol e até podemos simular q nos estamos a "cultivar" LOL agora... meus amigos.. por vocês não sei... mas se ele dissesse: ah e tal... ver "a casa do vasco", ou "os malukos do riso", ou o barco nem sei de q... meus amigos.. isso sim..era MTO MAU LOL aí não há simulação possivel! LOLOL é mau e pronto... "oh krida, viste se o homem do talho tinha pés de porco? não sei, tinha os sapatos calçados!" e fazem carantonhas q meter medo ao susto! LOLOL FUJAMMMM!!! LOL
    bueno...
    nem sei o q digo... estou rodeada de livros e dossiers de "pediatria" e "perinatal" e ando a escrever nos blogs alheios, p fingir q não tenho esta matéria toda p estudar!! LOL
    já não há salvação pour moi! LOL
    jinhossss
    **Rutchinha

    PS- tb leio o "mundo universitário" LOL mto bueno! até já usei um dos textos p um comentário na ESE. lol tive buena nota! LOL viva o "mundo universitário"! LOL

    ResponderEliminar
  4. LOL, isso é plagio...que vergonha tss tss :P

    ResponderEliminar
  5. não meu krido... usei o texto, para O COMENTAR LOL colei o texto numa folha, comentei-o e entreguei à prof, p avaliar o meu comentário LOLOL tinhamos de tirar um texto de algures, e comentá-lo. não usei o texto como se fossem as minhas palavritas lindas heheheh
    SIM! q para escrever... estou cá eu.. lolol não preciso de mais nada! LOL aliás.. já deves ter reparado, nos "picolos" textos q escrevi até agora! LOLOL
    jinhossss
    **Rutchinha

    ResponderEliminar