domingo, dezembro 10, 2006

Direitos Humanos

10 de Dezembro, dia internacional dos direitos do homem.
O Ductos não podia deixar de fazer algumas referencias sobre este tema. Contudo, e antes de entrar no mesmo, gostaria de relembrar aos que já sabem e de dar a conhecer aos que não sabem, os 30 artigos que compõem a declaração universal dos direitos humanos.


Gostaria de focar os seguintes artigos:

Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 3°
Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 6°
Todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento, em todos os lugares, da sua personalidade jurídica.

Sabemos bem que, em país algum, a declaração é cumprida na sua totalidade mas, em alguns casos, é difícil encontramos artigos que sejam cumpridos.

Dou muito valor a todas as acções que sirvam para chamar a atenção dos imensos atropelos a esta declaração mas, gostaria mais e daria muito mais valor, a todas as acções que servissem para celebrar tudo o que conseguimos para melhorar a vida de todos os habitantes deste planeta, sem expção. Seria sinal que todas as batalhas e esforços por esta (e outras) causa deram resultado. Infelizmente, apenas temos acções para lembrar que é preciso fazer algo por alguém, e depois não sabemos se teve qualquer tipo de efeito.

Já agora aqui fica o link para a declaração universal dos direitos humanos (em varias linguas) e também para o dia internacional dos direitos humanos.


1 comentário:

  1. pois era mm isso q eu ia frisar!

    ironico...

    eu acho q palavras leva-as o vento....
    ja mt se faz mas ainda ha taoooo mais por fazer!

    teoria é mt bonito mas e...a pratica???

    ah pois!

    ResponderEliminar