domingo, agosto 13, 2006

Vida na Costa Oeste – parte II

Venho relatar de novo as minhas vivências neste local tão “sui generis” que é a Costa Oeste. De facto, tão pitoresca é esta região que nos merece o trabalho de registarmos para a posteridade situações com que nos deparamos…

Mas que delícia ir tomar café e encontrar pessoas cuja escolha de calçado recai em havaianas utilizadas juntamente com meias. Quando a alternativa possível é a meia branca de desporto, então tenho o dia feito!

Ontem, fui jantar a uma tasquinha típica onde pude apreciar o melhor que a restauração da região tem para oferecer: Bacalhau à Lagareiro com batata a murro e o sempre presente (e indispensável) carpir dos “petits enfants”, cuja exemplar educação os Pais se apressam a demonstrar e a vestir tipo “fashion” - com bonés berrantes, óculos escuros e três quilos de pechibeques a simular joalharia.

Após tão esplêndida refeição e, com os ouvidos a tinir ainda com tão maravilhosa sonoridade, ao voltar para casa, passei por uma daquelas festas da “santa terrinha” que as povoações fazem por cá… Ana Malhoa, Mónica Sintra e pimba brasileiro inundam-nos de imediato, sem apelo nem agravo, em conjunto com os fantásticos odores a porco, sardinhas e alcagóitas. (Neste ponto tive de me controlar para não saltar do carro e juntar-me a tão alegre aglomeração).

O relógio marcava meia-noite e pouco e, subitamente, por dá cá aquela palha, acreditei ter sido transportado para o Iraque, por uma qualquer força. Levados, quiçá, pelas “costelas” (ou costeletas, se preferirem) mouras, os locais lançaram largas dezenas de foguetes que rebentaram sucessivamente durante largos minutos. Imagens de fanáticos muçulmanos (que correntemente se vêem nos telejornais) a dar tiros de kalashs, invadiram-me a mente em milionésimos…

Ao chegar a casa, deparo-me com uma dúvida que é premente na actualidade política e social – Será necessário ou não o envio de uma força de paz da ONU para a pacificação da região? Se sim, por quem é que deverá ser consistida?

Eu sei quem escolhia…

1 comentário:

  1. quem não quer ser raposa não lhe veste a pele .
    o melhor é rumar à costa leste ... ou sul ( quem sabe ?? )

    ResponderEliminar