segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Carga policial no Grémio Lisbonense


Antes de me alongar em considerações sobre mais esta demonstração de acefalia da polícia portuguesa, vamos recapitular os acontecimentos que levaram a este desfecho. No dia 8 de Fevereiro, foi concluída uma ordem de despejo sobre a associação Grémio Lisbonense devido a um conflito com o proprietário do imóvel, que já durava desde 1998. Nessa mesma noite, os associados do Grémio, organizaram uma manifestação pacífica à porta da associação para demonstrarem o seu desagrado perante esta situação.

Quem ainda não viu a resposta da polícia a esta manifestação, pode vê-la aqui.

Actuação completamente despropositada? Medidas necessárias e adequadas? Bem, se eu não tivesse assistido várias vezes a este tipo de comportamento, até podia acreditar que apenas se tratou de uma triste sucessão de acontecimentos. Infelizmente não acredito nisso. Digo "infelizmente", porque gostaria de acreditar que este não foi um acto premeditado e calculado.

Se é verdade que se tratava de uma manifestação ilegal, não posso deixar de criticar o uso desmedido da força, contra um grupo composto por jovens e velhos, homens e mulheres. Resumindo, o povo.
De qualquer modo, o que tem a polícia a dizer sobre estes acontecimentos? O mesmo de sempre: a polícia "utilizou os meios coercivos necessários e adequados para repor a legalidade no local".

Meus senhores, aquilo foi tudo menos "adequado"...

FONTES: TVNET, Correio da Manhã, O Público

Sem comentários:

Enviar um comentário