terça-feira, maio 08, 2007

"Liberte-se"

Quando, em 1996, o governo decretou que as grandes superfícies comerciais não poderiam abrir aos Domingos e Feriados a partir das 13h00, tinha como objectivo ajudar o pequeno comércio que estava a ser "esmagado" pelos preços mais baixos das referidas.
A ideia até nem era má, contudo, não foi tomado em consideração o factor "P": Portugal.

Uma lei que tinha como intenção revitalizar o pequeno comércio, acabou por se transformar numa penalização ao consumidor. Assim, para além de não termos ao nosso dispôr as grandes superfícies aos Domingos e Feriados, também não temos as mercearias "de bairro", pois devem ser raros os estabelecimentos que abrem nas referidas datas!

Opinião semelhante (com uma perspectiva diferente) tem a APED. A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, criou uma petição online tendo em vista a alteração desta lei. A mesma pode ser "assinada" em liberte-se.org.


Eu já "assinei".



Informações adicionais:

> 66% é a percentagem de portugueses que, de acordo com um estudo da Universidade Católica, gostaria de ter todas as lojas abertas ao domingo.

> 68,5% dos portugueses prefere fazer as suas compras nas chamadas lojas de discount, como é o caso das cadeias Lidl e Minipreço, de acordo com uma sondagem da Marktest.

EDIT: Depois de ler alguns sites da "concorrência", verifiquei que a maioria das pessoas nem sabe o que é uma "grande superfície". Não, não são apenas os hipermercados. Todas as lojas de dimensão superior a 2.000m2 se englobam nesta categoria, entre as quais a Fnac, Worten, Rádio Popular, etc.

4 comentários:

  1. Acho verdadeiramente uma farsa isto de ter este assunto em discução. Pois acho que deveria estar fechado mais tempo que o domingo e feriados de tarde(!) só estão fechados de tarde!!! Será que a nossa vida é tão futil que só estamos bem nos hipermercados??? Já pensou naqueles que teem de trabalhar ao domingos? Na minha opinião deveria estar tudo fechado... tudo!
    Aposto que a vida seria bem melhor assim.
    E a questão de só ter tempo ao domingo para fazer compras... é evidente que é mais uma futilidade das nossas vidas.
    Já vi familias inteiras a passear nos hipermercados e comprar somente um pacote de bolachas (ok... ok... não são todos assim).
    Abaixo o consumismo... viva a alegria e o amor. TUDO FECHADO... TUDO.. seriamos mais felizes.

    nurdie_2000@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Márcio, que exagero... :P

    Na minha opinião, isto é muito simples: As pessoas devem poder escolher se querem ou não ir a um hipermercado ao Domingo (e à segunda, Terça, Quarta...).

    Ninguém é obrigado a trabalhar ao Domingo. Provavelmente, quem o faz até agradece, pois recebe o dobro do que receberia durante a semana.

    Contudo, se me perguntarem se eu concordo com as "visitas de estudo" aos Centros Comerciais (não confundir com grandes superfícies), eu respondo, claramente, que não!

    Mas isso é um assunto completamente diferente que, por seu lado, está relacionado com os hábitos da esmagadora maioria dos portugueses.

    Se me propuserem uma petição para impulsionar os hábitos de leitura da população , eu assino na hora!

    Cumprimentos e obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Contra abertura dos hipermercados aos domingos e feriados.
    Assine a petição em http://www.ipetitions.com/petition/Contraaberturahipermercado/

    ResponderEliminar
  4. Quais são os argumentos?

    Ou é só "birrinha"...?

    ResponderEliminar