quarta-feira, junho 18, 2014

Nepal, India, Bangladesh, Paquistão, Filipinas, Sri Lanka...

... e Qatar.

O quê que há de comum entre estes países?

Será mais fácil apontar as diferenças entre o Qatar e todos os outros países, mas existe uma ligação.

O Qatar é um país com 11,500km2 (para servir como comparação, tamanho do distrito de Beja é de 1000km2), com pouco menos de 2 milhões de habitantes, com um rendimento per capita galáctico.
Em uma analise feita via Google Maps, e assumidamente com os devidos erros possivelmente induzidos por uma analise tão superficial, reparo que o Qatar é um país com um grande aglomerado, a cidade Doha, e pouco mais de 4 ou 5 pequenos aglomerados espalhados pelo resto do país.

Doha o maior aglomerado populacional, com cerca de 1.3 Milhões de habitantes tem vindo a crescer exponencialmente, um pouco à semelhança do Dubai. Os arranha-céus nasceram das areias do deserto, quase como da noite para o dia. Como é que o Qatar, com uma população de 700 mil habitantes em 2004, conseguiu (re)construir a cidade Doha? Com muita mão de obra estrangeira, mesmo muita. O Qatar passou de 700 mil habitantes em 2004 para mais de 1,5 milhoes de habitantes em 2010. E de onde vem essa mão de obra? Nepal, India, Bangladesh, Paquistão, Filipinas, Sri Lanka.

Porreiro o Qatar está a contribuir para que os naturais de países manifestamente muito mais pobres, tenham trabalho e rendimento. Certo? NÃO! O que o Qatar está a fazer é escravatura encapotada no sistema Kafalah. Neste momento 94% dos trabalhadores no Qatar são estrangeiros, em que são lhes prometidos um contrato na sua terra natal, mas quando chegam a Doha esse contrato é rasgado à sua frente e o passaporte confiscado, de seguida são colocados em complexos com condições higiénicas deploráveis. Muitos voltam para a sua terra natal, num caixão.

Este insight sobre o Qatar foi feito sem falar no facto de serem o país seleccionado para ser o organizador do mundial de futebol de 2022. Por outras palavras, e pondo de parte a mais que debatida questão das temperaturas, completamente inadequadas para subir um degrau, a FIFA decidiu organizar um mundial em uma área do tamanho do Baixo Alentejo. Vai por 32 selecções espalhadas... concentradas em Doha e arredores. Vai receber adeptos das 32 selecções e concentra-los em Doha.
É possível? Pode ser que sim, mas vai exigir ao Qatar uma capacidade de construção sem precedentes. E volto a lembrar 95% da mão de obra no Qatar é estrangeira sobre o sistema Kafalah/Escravatura. Com o mundial de 2022 essa mão de obra irá aumentar drasticamente. E isto tudo com o alto patrocínio da FIFA, a mesma organização que teve o poder de mudar uma lei no Brasil sobre a venda de álcool em recintos desportivos, mas estou em crer que não vai ter a vontade de exigir que sejam dados condições básicas e justas de trabalho à estrangeiros que vão construir este mundial.

Agora deixo aqui um video que mostra isto em imagens.



Já agora uma visão mais conto de fadas de Doha.

quarta-feira, junho 11, 2014

Ductos Indiscretos v2.0

Estamos num mundo em constante mutação e se não acompanharmos essas mutações ficamos desactualizados e agarrados a um passado.
O Ductos, naturalmente, decidiu acompanhar os tempos e vamos nos juntar ao o Facebook.



Podem encontrar-nos no Facebook dos Ductos Indiscretos. Aparece por lá e faz um like :)

terça-feira, junho 10, 2014

Já sei...

Já sei porque é que o nosso Presidente caiu para o lado!
Ao contrário do que muitos especulam, não foi pelos protestos que se desenrolavam aquando do discurso! ...o nosso Pres está mais que habituado a estas coisas, pois não há semana sem protesto à porta do resort de belém!
Não foi com certeza por se ter esquecido de tomar o  pequeno almoço, como já ouvi por aí! Parece-me , também obvio,  que não foi pela idade....Bom, esta pode não ser tão obvia, pois aos 138 anos é normal estas coisas acontecerem.
Então , o que é que terá causado tamanha indisposição?!
A minha teoria é a seguinte:
O nosso Pres levanta-se e toma o seu "repastoso" pequeno almoço .
Depois, calmamente revê o discurso que cuidadosamente alguém escreveu. Farto de tanta treta pensa - " hmm, vou mas é ver as noticias da bola que hoje jogam os meus meninos da selecção" - quando abre o jornal ...PUMBAAAA ... Vê a noticia sobre a bagagem que a selecção levou para o Brasil  ( http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=482931 ) e pensa - " dasse , que estes gajos para além de terem levado o banco alimentar todo ainda atacaram os armazéns do chiado! E se me fizerem perguntas sobre isto? O que é que digo? ... Então, eles levaram 70 blusões de frio, porque toda a gente sabe que lá é inverno! As 1000 camisolas é porque chove muito e é preciso manter os meninos secos!"-
Qualquer um ficaria com suores frios, no lugar do Pres !

Só há uma coisa que não percebo. Então levam-se 1000 camisolas de jogo para 23 marmanjos e depois só se levam 12 queijos da serra para 15 dias?? Assim não vamos lá!!

O Ductos voltoouuuuuu....

Her

Her. "Uma história de amor".

Realizado por Spike Jonze, com Joaquim Phoenix e Scarlett Johanson nos papéis principais. Her desenrola-se num futuro próximo e conta-nos a história de um escritor que vê a sua vida mudar completamente depois de comprar um novo sistema operativo desenhado para satisfazer todas as suas necessidades.

Com actuações irrepreensíveis e um enredo cativante, não vão dar por perdidas as cerca de duas horas de duração do filme.

Ductos: 9/10
IMDB: 8.2/10






A minha 1ª saida na noite de Lisboa

Tinha 15 anos e os meus amigos e colegas da mítica Escola Secundária da Cidade Universitária, Bona e Nhurf, desafiaram-me para irmos sair à noite. O pai do Bona ia ser o nosso tutor. Essa noite foi igualmente a 1ª saída à noite da minha irmã, fomos todos juntos. Andamos a fazer o tour completo pelos bares da 24 de Julho, entre os quais o Escargot e a Paulinha. Foram shot's atrás de shots mas sempre sabendo os nosso limites. Lembro de beber o B52 e uma granada, moraguito e TGV. Foi uma noite muito fixe muito tranquila em tudo correu bem.

No dia seguinte quando acordamos e ...

(Vou abrir um parêntesis para contextualizar o post. A minha 1ª saida à noite foi no dia 10 de Junho de 1995 e estendeu-se para a madrugada de 11 de Junho de 1995.)

No dia seguinte quando acordamos e ao vermos as noticias, apercebemos o que se passou pelas ruas de Lisboa na nossa 1ª noite que saímos. A arruada levada a cabo por um grupo de skinheads. A morte do Alcindo Monteiro...

Depois da sensação de "grande noite" fiquei com  a sensação de "que sorte tivemos nós!"

Agora deixo aqui um link conta os se passou naquela dia/noite, alguns antecedentes e consequências.
Boa report do recém criado Observador. A vitima perfeita in Observador

sábado, junho 07, 2014

Adivinha quem voltou...



Antes mais carrega no play na para a banda sonora deste post.

 

 É verdade, 6 anos depois, voltamos a escrever neste espaço. Iremos manter mais ou menos a mesma linha e, provavelmente, iremos adicionar novos ductarianos a este espaço.

 E o que se passou neste 6 anos de recolhimento?
 Em 2008... o estoiro! Foi o ano em que estoirou a crise financeira subprime. Foi ano dos jogos olímpicos de Pequim. Foi o ano em que Barack Obama foi eleito presidente do Estado Unidos. Foi o ano em que o LHC foi ligado... e 2008 foi o ano que veio antes de

... 2009, o ano em que o povo de um país tomou as rédeas da governação, não cedendo às pressões económicas externas, a Islândia. Foi o ano da Gripe A. Foi o ano em que desapareceu o voo AF447 da Air France, em pleno Atlântico. Foi o ano da morte... clínica, do Michael Jackson. Foi o ano de talvez o mais bizarro prémio Nobel da paz, Barack Obama.

2010, ano em que é inaugurado o edifício mais alto do mundo, Burj Khalifa, ano da tragédia no Haiti, ano da visita do Papa a Portugal, o ano que o mundial de futebol foi pela 1ª vez no continente africano. Ano em que 33 mineiros ficar presos no fundo de uma mina e foram resgatados com vida mais de 2 meses depois. Ano de inicio das revoluções árabes.

Depois, veio 2011 e com um... uma nova presidente no Brasil, Cavaco Silva é reeleito e o Sócrates demite-se de 1º ministro e Portugal pede ajuda externa. Ano em que Osama bin Laden é dado como morto. Ano dos atentados na Noruega executados pelo Breivik. Foi o ano do desaparecimento de Steve Jobs.

 A crise económica e financeira atinge o seu expoente máximo no ano 2012. Ano em que Obama é reeleito e François Hollande é eleito presidente da França, ano em que é descoberto a chamada partícula de Deus, ano em que desaparece Whitney Houston, ano em que o Costa Concordia naufraga envolto em muita polémica. Foi ano de jogos olímpicos desta vez na cidade de Londres.

 E para fechar este resumo do que aconteceu enquanto estivemos fora, em 2013 foi ano em que foi escolhido um novo Papa, o desaparecimento de Nelson Mandela, do trágico acidente de comboio em Santiago de Compostela, foi o ano da novela de Edward Snowden.

Bem e por agora já chega e como diz a musica "Adivinha quem voltou, diz a um amigo" (Guest who's back, tell a friend!).
Fica atento!